sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Antigos textos meus sobre futebol - "Tudo sobre o #brasaofacts (e a alegria de ser tricolor)"

Em 2010 o Santinha ainda tava bem longe de se reerguer no futebol. O clube presidido por Fernando Bezerra Coelho se arrastava financeiramente e mais ainda em campo. Na oitava rodada do Pernambucano 2010 Dado Cavalcanti, hoje no Ypiranga, foi promovido a treinador coral e junto com ele foi contratado um atacante de nome estranho; "Brasão". Brasão até enganou muito bem no começo, fez gols e foi decisivo mas na fase final amarelou... No meu antigo perfil no twitter criei uma brincadeira bem divertida na época o #brasaofacts, uma paródia do famoso #ChuckNorrisFacts. E a brincadeira deu certo, virou febre entre os twitteiros tricolores e acabou virando matéria no Globo Esporte nacional, mas a Globo não me creditou a origem dos tweets nem da hashtag. O genial www.blogdosantinha.com (sempre ele) resolveu fazer justiça e me pediu para escrever um texto falando sobre a origem do #brasaofacts. Aí vai:

Tudo sobre o #brasaofacts (e a alegria de ser tricolor) 

 25 de março de 2010



Por Mário Júnior, Professor de História (Santa Cruz do Capibaribe)

A história do #brasaofacts começa no dia 17/02 enquanto escutava uma rádio local de Santa Cruz do Capibaribe, quando meu amigo radialista Cézar Mello fulminou na resenha esportiva: “Brasão mais parece nome de cachaceiro, vai é ser mais um pra carregar o caixão do Santa”. Na mesma hora liguei para o locutor e disse que ele ia engolir essas palavras, mas admito que nem sabia quem era esse tal Brasão. Nesses tempos difíceis no Arruda, se Messi viesse defender o manto coral seria visto com desconfiança, ainda mais um desconhecido com um nome desses. Mas a expectativa era grande.
No dia 27/02, meu aniversário, fui arrancado de casa pelos meus amigos na hora do jogo contra o Sete de Garanhuns pra tomar uns gorós. Cheguei em casa quando o jogo havia terminado e tava escutando as resenhas depois da goleada que metemos. Aí vi Brasão, o craque do jogo, esbanjar simpatia, presença de espírito e um repertório de frases feitas que deixaria um Túlio Maravilha com inveja.
Ainda bebaço fui ao Twitter e lancei a frase “O batimento cardíaco de Brasão chega a zero durante o jogo, isso sim se chama frieza” acompanhado do “hashtag” #brasaofacts, e danei-me a lançar frases “absurdas” sobre o artilheiro coral. O twitter do @blogdosantinha passou a divulgar meus tweets e o negócio virou febre: agora, acompanhar os jogos do Santinha via Twitter virou uma festa só com os #brasaofacts rolando soltos e fazendo a graça dos corais tuiteiros.
Mas o #brasaofacts não expressa a força do nosso atacante, um jogador comum que exala raça; ele expressa a força e o bom humor da massa coral espalhada no mundo inteiro. Depois de tanto sofrimento com o nosso clube, o #brasaofacts virou um grito de guerra dos tricolores para mostrar que a nossa paixão e alegria em torcer pelo Santa está acima dos resultados. Percebi depois da repercussão que tivemos que o torcedor coral sente-se feliz apenas em torcer pelo Santa Cruz FC, em vestir o manto sagrado e em fazer parte da torcida mais fiel e apaixonada do mundo.
Sinto-me orgulhoso em ter iniciado uma brincadeira que está rendendo tanto, mas orgulho-me mais ainda de ver nossa massa coral sorridente e exalando aquela alegria que só os tricolores sabem ter. É essa alegria que faz nosso torcedor empurrar o time nas arquibancadas, nos fazendo buscar jogos impossíveis, que faz de Brasão um guerreiro fenomenal em campo. Ele sabe que nos pés dele estão as esperanças dessa torcida que vive a paixão tricolor em todos os momentos.
Por isso que cada frase absurda sobre Brasão postada no twitter acaba sendo uma celebração da raça e da alegria tricolor, uma alegria que incomoda os simpatizantes dos Outros FC, pois um tricolor não baixa a cabeça diante de ninguém e sempre mantém a altivez, a esperança e principalmente a alegria e o bom humor.
Convido você, irmão Tricolor, a fazer parte dessa corrente no Twitter, onde a massa tricolor se expressa e mostra sua grandeza!
Eis alguns dos #brasaofacts mais legais, selecionados por Mário Júnior (@Mario_Historia) e Anizio Silva (@anizio):
@sullafarias
  • Brasão tem duas velocidades: Andar e Matar. #brasaofacts
@Joaovaladares
  • Brasão só fez dois, mas o Fantástico já avisou: ele pode solicitar a música #brasaofacts
  • Brasão cuspiu…logo não há mais problema de água no universo…tragam a vasilha!! #brasaofacts
@diogenes_araujo
  • O Rei e a Rainha da Suécia incluíram Recife em sua visita ao Brasil, motivo principal: pedir um autógrafo a Brasão. #brasaofacts
@oscar_SCFC
  • Com o autógrafo de Brasão e mais um real, você consegue comprar a “The Coca-cola company”. #brasaofacts
  • A “ilha do retiro” tem este nome porque as coisetes se retiraram de lá quando Brasão chegou! #brasaofacts
@_pablogomes
  • Brasão e Chuck Norris apostaram uma queda de braço. Quem perdesse, usaria barba pelo resto da vida. #brasaofacts
@felipecaetano
  • NASA liga para Brasão e pede, por favor, para que ele pare de ficar chutando bolas para cima. O telescópio Hubble custou caro…#brasaofacts
@claudiommachado
  • O que Brazão está fazendo na cerimônia do Oscar 2010? #brasaofacts
@pierrelucena
  • Brasão foi pedir a benção ao Papa no Vaticano. Alguém bem longe perguntou quem era o homem de branco que falava com Brasão #brasaofacts
@torcedorcoral
  • Brasão é convidado pela ONU para mediar conflito entre judeus e palestinos. #brasaofacts
  • (TC News) Dilma e Serra estão no Arruda para pedir apoio a Brasão. #TCoral #brasaofacts
@bruno_fontes
  • brasao vai ajudar lula a ser secretário geral da onu #brasaofacts
@meupirraia
  • Brasão comeu Capitu na frente de Bentinho e fez ele duvidar de que tinha sido traído #brasaofacts
@elyndo
  • …e, num único dia, brasão deflorou todas as barbies do recife. se bem que são ums 12 ou 13, só… #brasaofacts
@anizio
  • Brasão tomou um café e tossiu: onda de calor em Pernambuco #brasaofacts
@evaldocosta2
  • Brasão disputou queda de braços com superhomem. Quem perdesse, usaria cueca p/ cima da calça pra sempre #brasaofacts
  • Quando tinha seis anos, Brasão foi picado por uma cascavel. A cobra morreu depois de sete horas de insuportável sofrimento #brasaofacts
@Mario_Historia
  • Abriram o Mar Vermelho. Era Brasão fazendo natação. #brasaofacts
  • O pulso do Brasão é medido na escala Richter. #brasaofacts
  • Brasão, certa vez, chutou um cavalo no queixo: nasciam as girafas. #brasaofacts
  • O título original da Bíblia era “Brasão e amigos” #brasaofacts
  • Brasão teve um caso com a mulher de Terry do Chelsea #brasaofacts
  • Brasão vai ser o primeiro governador eleito pelo PSTU #brasaofacts
Nota da Redação: Chuck Norris virou “febre” na Internet graças a um website conhecido como Chuck Norris Facts, que documenta e divulga fatos e características fictícias do ator. O resto é história…

Publicado originalmente em:  http://www.blogdosantinha.com/uma-torcida-com-opiniao/tudo-sobre-o-brasaofacts-e-a-alegria-de-ser-tricolor-2/

Assista a matéria da TV Globo sobre o #brasaofacts: http://www.youtube.com/watch?v=DxO03AGwTvk

Nenhum comentário:

Postar um comentário