segunda-feira, 21 de outubro de 2013

OS BLOGS DO BLOG

Deixo aqui minhas indicações de blogs que me inspiraram em maior ou menor grau a criar o Desacordo Moral Razoável, também indico outros blogs com estilos bem diferentes do meu, mas que gosto de acessar ou que tiveram seus momentos de glórias passadas.

ARAPUCAS LIBERTÁRIAS E LETRAS ELÉTRICAS

Escritos pelo mineiro José Geraldo Gouveia, um historiador e escritor que trabalha como bancário, são meus blogues preferidos, especialmente o Arapucas.
No Arapucas José Geraldo escreve com clareza e desenvoltura, além de algumas sacadas irônicas muito legais, sobre política, religião, atualidades, história e filosofia. Um blogue que foi elaborado na intenção de rebater o pensamento libertarianista (nova moda nas discussões 'políticas´ nas redes sociais, baseados em Ayn Rand e Mises), mas que vai muito além disso. A grande sacada dos textos do blogueiro no Arapucas são as constantes citações de acontecimentos históricos para sustentar o ponto de vista do blogueiro.
Realmente é muito bom.
Alguns bons textos:

A Psicologia e a Homossexualidade

A Crítica Anarcocapitalista ao Estado

  A Psiquiatria como Arma Política

No Letras Elétricas o foco é literatura, publicação de contos e crônicas originais e tradução de outros textos de literatura internacional que são pouco conhecidos por aqui.
Indicações:

Avós Rebeldes

Mais Compreensão do que Estudo…

O Sábio Louco e o Ignorante Vigoroso

Grãos de Areia na Praia


 Caótico
Outro blogaço, do jornalista, escritor e tricolor-coral Inácio França. É um blog mais centrado na literatura e no jornalismo, mas a literatura predomina. Há excelentes indicações de livros e os textos de Inácio são muito bons, simples, sem afetações, deixam o leitor com vontade de adquirir as publicações resenhadas. O blog conta com a participação de alguns colaboradores, em especial Samarone Lima (escritor do blog "Estuário" e parceiro de Inácio no sempre genial "Blog do Santinha", além de excelente escritor. Logo dois livros seus serão resenhados aqui no Desacordo).

Bons momentos:

Quando os farsantes falam a verdade

Minha vida

Pulphead

 

Bertone Sousa

 Escrito por um professor historiador da Universidade Federal do Tocantins, é um blog excelente por procurar ser embasado e equilibrado em suas postagens. Não há uma propaganda explícita de nenhum credo político. Percebe-se um certo esquerdismo em Bertone, mas ele é bem ponderado, sem afetações exageros ou desonestidades intelectuais. Há grandes virtudes no blog, as postagens sobre política e religião são muito boas e as discussões sobre História são excelentes. O único problema do blog talvez seja a navegação que se torna difícil as vezes.

Indicações:

 Olavo de Carvalho: um filósofo para racistas e idiotas

A confusão mental dos seguidores de Olavo de Carvalho 

Por que Marx ainda assusta os conservadores? 

Irracionalismos da direita brasileira 

A importância (e o perigo) das ciências sociais

 

Bule Voador

teve dias melhores. Era um blog que discutia ateismo e humanismo secular de forma contextualizada, com textos acadêmicos muito bons e artigos de primeira linha. Sempre trouxe grandes reflexões  de escritores consagrados. O problema do Bule é que de dois anos pra cá ele perdeu a mão, passou a centrar-se apenas na causa feminista e LGBTT, esquecendo as discussões sobre ateísmo, ceticismo e outros temas não relacionados a questão de gênero. Fora isso os textos tornaram-se chatos, pesados, sem algo novo pra mostrar. 
Atualmente a qualidade caiu muito, os grandes momentos estão em tempos passados:

O anti-intelectualismo num mundo em transformação

 

Slavoj Zizek: O ateísmo é um legado pelo qual vale a pena lutar.

 

O Brasil que lincha primeiro e pergunta depois 

 

O famigerado discurso ateofóbico de José Luiz Datena


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário