Nestas férias dei uma folga ao blog. Atualizar as leituras, cuidar da Coordenadoria de Juventude de Santa Cruz do Capibaribe (projetos andando), cuidar de uma esposa gestante de nosso primeiro filho. Dai as coisas neste blog ficaram meio paradas.
Neste meio tempo inscrevi o blog para um programa de parceria com a editora Companhia das Letras. Se eles virem o marasmo que anda esse blog vão me mandar um e-mail pedido para que nos os amole com pedidos inúteis. Mas quando se faz um blog sem ganhar nenhum tostão é comum que ele fique de molho por uns tempos...
As leituras dessas férias foram bem legais e vão render boas postagens. o blog será mais centrado na resenha de livros. Aqui vão alguns livros que que li esses poucos dias de férias:
"Direita x esquerda" de Noberto Bobbio - Um livro simples e de fácil entendimento sobre essa clássica distinção política, onde Bobbio defende que essa distinção ainda é relevante. É um livro que ganhou a critica feroz de muitos pensadores, mas eu achei um bom livro.
"O Assassinato e Outros Contos" de Anton Tchekhov - Livro muito bom que encontrei na biblioteca pública de Santa Cruz do Capibaribe. O conto que dá título ao livro, onde a disputa entre dois irmãos para saber qual o mais religioso termina em um assassinato, foi um dos contos mais interessantes que já li. Os amigos literatos que conheço disseram que existem seleções de contos de Tchekhov bem melhores do que essas. Fiquei ansioso para conhecer
"Diálogos Impossíveis" de Luis Fernando Veríssimo - Seleção de crônicas geniais de LFV publicadas em jornais entre 2009 a 2012. Veríssimo, a despeito das críticas de que se tornou previsível e repetitivo, escreve crônicas deliciosas tratando sobre os desencontros e as pequenas tragédias da busca de sentido na vida; dos mal-entendidos que cercam a condição humana. Tudo isso com uma ironia fina e uma escrita que é simples sem ser simplória. Defendo que Veríssimo seja leitura obrigatória nas escolas.
"A Raça é Negra" e "A Emoção é Branca" - Inácio França e Samarone Lima - Dois primeiros livros da "Trilogia das Cores" com a seleção das melhores crônicas do blogdosantinha. Li os dois livros num dia só. Um passeio pela alma da torcida tricolor através de crônicas fenomenais que me ajudaram a suportar o suplício de torcer para o Santa Cruz FC durante os anos de vergonha e humilhações. Terminei a leitura ainda mais tricolor-coral-santacruzense-do-Arruda. O terceiro livro da série, que aposto que será o melhor, saí em 16 de março. (pena que nenhum dos meus textos figurou no livro).
Ainda temos para terminar "Clamor" de Samarone Lima, "A invenção do Nordeste e outras artes" (uma pérola que preciso reler) de Durval Muniz de Albuquerque Júnior e se tiver coragem termino a leitura de "A Revolta de Atlas" de Ayn Rand, um romance-filosófico longo e intoleravelmente chato.
Talvez dê, talvez não, mas o projeto é ter todos esses livros devidamente resenhados aqui no blog em novas postagens publicadas a cada sábado do ano. Ironicamente em 2014, ano de eleição, estou sem saco para escrever sobre política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário